Politica e educação - Parte 1
A legislação educacional e as políticas educacionais podem
ser efetivadas na medida em que são inter-relacionados os diversos sujeitos
educacionais. Assim, as proposições governamentais podem ser boicotadas ou
distorcidas em diversas de suas instâncias. Da mesma forma, as escolas e
professores podem construir espaços de autonomia que permitem praticar ações
educacionais distintas daquelas propostas pelas políticas educacionais.
As formas de organização social do trabalho no sistema
capitalista produzem interferências diretas tanto no modelo de organização e
gestão escolar como praticas pedagógicas de sala de aula. Portanto, as mudanças
do fordismo para o toyotismo influenciaram muito essas proposições.
Os paradigmas políticos-ideológicos
interferem diretamente nas políticas educacionais, implicando a maior ou
menor oferta de escolarização, assim como nas formas de gestão e financiamento
das instituições escolares. No século XX, esses paradigmas forma polarizados
pelas disputas entre o intervencionismo e o liberalismo, que contrariavam ou
expandiam a escolarização.
Primeira Republica
(1889-1930)
·
Educação como formação para as elites
·
Movimentos sociais
Segunda República
(1930-1945)
·
Organização formal.
·
Sistema dual: educação humanista para os filhos
das oligarquias, educação profissionalizante para os filhos das classes
trabalhadoras
Terceira República
(1945-1964) “populismo”
·
A educação como direito fundamental da
cidadania.
Quarta República
(1964-1984) “regime militar”
·
A educação como formação de mão de obra rápida
no contexto da grande expansão da atividade industrial no país.
·
Ampliação e organização das redes públicas de
escolas.
·
Disseminação da pedagogia tecnicista.
·
Conversão do Segundo Grau (Ensino Médio) em
profissionalização obrigatória.
Quinta República
(1985 em diante)
·
Governo
Collor, implementação das políticas neoliberais monetarista, com forte reflexo
na educação.
·
Governo
FHC, ampliação da responsabilidade do governo federal, ampliando a
responsabilidade do governo federal na educação básica, mas com manutenção de
uma política monetarista com redução de custos.
·
Governo
Lula, unificação das políticas para a educação básica, ampliando a
responsabilidade e os recursos do governo federal nessa etapa.
·
Inicio do processo de universalização do ensino
médio e da educação infantil (a partir de quatro anos de idade).
·
Reestruturação e ampliação da Educação
profissional e tecnológica de Nível Médio.
·
Adoção de políticas de combate à evasão escolar
e de reinclusão de população em idade escolar que estão fora da escola.
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