Pular para o conteúdo principal
Politica e educação - Parte 1


A legislação educacional e as políticas educacionais podem ser efetivadas na medida em que são inter-relacionados os diversos sujeitos educacionais. Assim, as proposições governamentais podem ser boicotadas ou distorcidas em diversas de suas instâncias. Da mesma forma, as escolas e professores podem construir espaços de autonomia que permitem praticar ações educacionais distintas daquelas propostas pelas políticas educacionais.

As formas de organização social do trabalho no sistema capitalista produzem interferências diretas tanto no modelo de organização e gestão escolar como praticas pedagógicas de sala de aula. Portanto, as mudanças do fordismo para o toyotismo influenciaram muito essas proposições.

Os paradigmas políticos-ideológicos interferem diretamente nas políticas educacionais, implicando a maior ou menor oferta de escolarização, assim como nas formas de gestão e financiamento das instituições escolares. No século XX, esses paradigmas forma polarizados pelas disputas entre o intervencionismo e o liberalismo, que contrariavam ou expandiam a escolarização.
Primeira Republica (1889-1930)
·         Educação como formação para as elites
·         Movimentos sociais
Segunda República (1930-1945)
·         Organização formal.
·         Sistema dual: educação humanista para os filhos das oligarquias, educação profissionalizante para os filhos das classes trabalhadoras
Terceira República (1945-1964) “populismo”
·         A educação como direito fundamental da cidadania.
Quarta República (1964-1984) “regime militar”
·         A educação como formação de mão de obra rápida no contexto da grande expansão da atividade industrial no país.
·         Ampliação e organização das redes públicas de escolas.
·         Disseminação da pedagogia tecnicista.
·         Conversão do Segundo Grau (Ensino Médio) em profissionalização obrigatória.
Quinta República (1985 em diante)
·         Governo Collor, implementação das políticas neoliberais monetarista, com forte reflexo na educação.
·         Governo FHC, ampliação da responsabilidade do governo federal, ampliando a responsabilidade do governo federal na educação básica, mas com manutenção de uma política monetarista com redução de custos.
·         Governo Lula, unificação das políticas para a educação básica, ampliando a responsabilidade e os recursos do governo federal nessa etapa.
·         Inicio do processo de universalização do ensino médio e da educação infantil (a partir de quatro anos de idade).
·         Reestruturação e ampliação da Educação profissional e tecnológica de Nível Médio.
·         Adoção de políticas de combate à evasão escolar e de reinclusão de população em idade escolar que estão fora da escola.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LINGUAGEM E HUMANIZAÇÃO

Linguagem e humanização A linguagem, na verdade, tem sido objeto de curiosidade e indagação desde o momento em que o homem começou a pensar suas condições existenciais, remontando os primeiros estudos escritos à Grécia de Platão. Podemos afirmar que é a linguagem que torna possível a humanização como a percebemos. Por um lado não podemos pensar o homem sem a linguagem; por outro lado, não podemos pensar a linguagem distanciada da vida, em seus aspectos sociais, culturais e históricos. A linguagem abrange sistemas simbólicos, verbais e escritos. Os sinais dos surdos, sinais de transito, gestos cotidianos, cinema, televisão etc. Linguagem e sociedade A linguagem permeia todas as ações grupais, permitindo-lhes a interação comunitária. Entretanto, ambos se relacionam com a linguagem de forma distinta, a utilizam de formas diferentes. Se observarmos ao nosso redor, encontraremos poucas uniformidades nos usos lingüísticos. A pesquisa sociolingüística, ramo da lingüística que...

ESCRAVOS SEM SENHORES: ROMA

  O contexto de História antiga sendo desconstruída e recontada a partir de um novo olhar, tentando fugir um pouco da visão eurocêntrica proposta no Período Moderno, porém, isso não significa que devemos abandoná-la. O estudo do passado nos dias atuais deve ser significativo, deve ajudar a entender questões atuais. A percepção das diferenças existentes entre o passado e o presente nos ajuda a perceber com indivíduos ativos no processo de construção da História. Talvez nunca o passado, ou a memória sobre o passado, tenha se alterado tão rapidamente. A História antiga perdeu sua primazia de inicio de toda a história humana, para tornarem-se apenas mais uma história, um dos vários caminhos que levam a contemporaneidade, não faz mais sentido dar prioridade a uma história regional. A História científica é interessante porque, para pensar o passado, temos que nos pensar. Para ver e estabelecer diferenças, ou semelhanças, ou a igualdade, temos que definir o que somos, ou o que fo...
CURRICULO ESCOLAR O fenômeno educacional pode ser compreendido com base em sua dupla dimensão: a primeira, no que se refere à apropriação dos bens culturais produzidos ao longo da historia; a segunda, à possibilidade de criar e recriar novos conceitos, valores e princípios. Em outras palavras, a educação é permanência e transformação em um processo interativo. É no espaço escolar, de modo particular, que o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira formal, este processo é determinado pelas concepções de ser humano, sociedade e educação dos envolvidos no processo. Os conhecimentos produzidos pelo homem podem ser apropriados por todos os membros da sociedade por dois caminhos básicos: pela convivência e pelo contato com o grupo social, ou seja, de maneira informal, e também pelo acesso a produções históricas , por meio de uma instituição também criada pelo homem denominada escola. Nesse sentido podemos inferir que os conhecimentos são apropriados pela interação com o out...