Após 13 meses sem postagens graças à uma falta total de boa vontade em dissertar sobre bobagens, retorno hoje ao nobre ofício de dissertar sobre bobagens que não tem a intenção de mudar vidas.
A pergunta acima causa dúvidas, na verdade minha opinião sobre os índios não vem ao caso hoje, então me cabe sintetizar coisas que andei lendo sobre o assunto.
Em 1646 os jesuítas simplesmente não conseguiam evangelizar os índios, não por motivos ideológicos, religiosos ou culturais, nem por dificuldade com o idioma dos nativos, o grande problema era que, os índios resolveram passar o dia na nobre arte de beber cachaça, isso mesmo, a nossa bem conhecida branquinha. Naqueles tempos a economia do Brasil era baseada na produção de açúcar, e nossos amigos de pele morena trocavam com gosto uma bela e virgem índia por um barril de aguardente, e olhem que não era a cachaça de hoje, era uma especie de caldo de cana alcoólico. Por este simples motivo ficava impossível o ato de evangelizar.
Retomando o raciocínio... No inicio de 1700, nas cidades litorâneas era clara a convivência indígena entre as populações locais. Estima-se que para cada 10 habitantes do Rio de Janeiro entre 1708 e 1720, 3 eram índios, 4 eram escravos 3 eram portugueses ou descendentes mestiços.
OS PORTUGUESES INVADIRAM E MASSACRARAM?
Mentira!!! Na realidade houve um beneficiamento mutuo. Os índios receberam ferramentas, armas e técnicas de agricultura, em troca receberam pau-brasil, mão de obra indígena escravizada (fruto das guerras entre etnias) e algumas virgens de 13 anos.
Esse conto de índio com pau-brasil e português com espelho é papo de professor tecnicista de estudos sócias de 4° série. Na realidade essa politica de escambo era muito vantajosa aos índios que conquistavam a soberania graças as armas europeias, eram praticamente invenciveis em suas guerras contra as tribos rivais, e convenhamos trocar uma tora de pau-Brasil que lotava as florestas no brasil daqueles tempos por um machado ou arma de fogo era um excelente negócio.
ÍNDIOS SOCIALMENTE BEM POSICIONADOS?

Sim!!!!!!! Para se ter uma noção, na cerimonia de coroação de D. joão VI os lideres indígenas foram convidados, e receberam títulos de nobreza e terras.
Quem chega à cidade de Niterói, no estado do Rio se depara com uma imponente estatua de Araribóia, com vestimentas indígenas (seja quase nu), pura bobagem, seu nome era Martin Afonso de Souza, ganhou a província de Niterói por serviços prestados à coroa, ajudou a expulsar os franceses a manter a soberania portuguesa em terras tupiniquins.
OS PORTUGUESES INVADIRAM E MASSACRARAM?
Mentira!!! Na realidade houve um beneficiamento mutuo. Os índios receberam ferramentas, armas e técnicas de agricultura, em troca receberam pau-brasil, mão de obra indígena escravizada (fruto das guerras entre etnias) e algumas virgens de 13 anos.
Esse conto de índio com pau-brasil e português com espelho é papo de professor tecnicista de estudos sócias de 4° série. Na realidade essa politica de escambo era muito vantajosa aos índios que conquistavam a soberania graças as armas europeias, eram praticamente invenciveis em suas guerras contra as tribos rivais, e convenhamos trocar uma tora de pau-Brasil que lotava as florestas no brasil daqueles tempos por um machado ou arma de fogo era um excelente negócio.
ÍNDIOS SOCIALMENTE BEM POSICIONADOS?

Sim!!!!!!! Para se ter uma noção, na cerimonia de coroação de D. joão VI os lideres indígenas foram convidados, e receberam títulos de nobreza e terras.
Quem chega à cidade de Niterói, no estado do Rio se depara com uma imponente estatua de Araribóia, com vestimentas indígenas (seja quase nu), pura bobagem, seu nome era Martin Afonso de Souza, ganhou a província de Niterói por serviços prestados à coroa, ajudou a expulsar os franceses a manter a soberania portuguesa em terras tupiniquins.
Continua....
Comentários
Postar um comentário