Resenha sobre artigo de MARTINS, L. e RABATINE, V. A Concepção de
Cultura em Vigotsky: contribuições para a educação escolar. Psicologia Política. Vol. 11, nº 22, p.
345-358. Jul-dez. 2011. Solicitada pela disciplina de Desenvolvimento Humano e Aprendizagem, do curso de Pós Graduação em História e Cultura Afro-Brasileira.
RESENHA
No
que tange a natureza cultural do psiquismo humano, as autoras concebem que a base
filosófica do trabalho destas autoras é a relação histórica e cultural que
permeiam os indivíduos. As relações históricas e culturais são internalizadas
pelo indivíduos que, se transformam em conexões psíquicas. Essa assimilação do
externo cria respostas para ação do indivíduo, além de definir as formas como
ele irá se relacionar com novas informações. Outro ponto importante é a
distinção entre os modos de funcionamentos: naturais, sendo a evolução do homem
enquanto ser biológico superior; artificiais, sendo as conquista do ser humano
no seu processo de desenvolvimento histórico e social.
O
texto afirma que a linguagem ocupa função de destaque no desenvolvimento das
relações sociais, esse desenvolvimento será fundamental para prática laboral. Diferentemente
das teorias que afirmam que o indivíduo possui de forma inata os mecanismos de
compreensão do mundo externo, a autor afirma que os mecanismos são criados a
partir da interação com o meio social. A partir dessas interaçõessãodesenvolvidosos
mecanismos necessários para que o indivíduo possa se inserir no meio social. O
texto ressalta a instrumentalização dos signos na conduta humana, apresentado
três aspectos: o primeiro diz respeito à semelhança e o ponto de contato entre
o emprego de signos e o emprego de ferramentas; a segunda aponta para as
divergências entre elas; por último para as correspondências entre elas.
A
segunda Problematização do texto refere-seà formação das funções psicológicas
superiores. As psicologias tradicionais apontavam para um desenvolvimento
humano não individualizado, nesse sentido, criavam-se formas únicas para o
estudo do desenvolvimento humano. Vigotsky trilha um caminho diferente, onde, deveriam
ser formuladas hipóteses que considerassem a diversidade histórico-cultural do
indivíduo. Sendo assim, as funções psicológicas superiores seriam formadas no
decorrer do desenvolvimento cultural do indivíduo.
O
terceiro ponto de análise do texto aborda a relação entre desenvolvimento
cultural do psiquismo e a educação escolar. As autoras expõem a crítica de
Vigotsky a um método de ensino que não vislumbre a significação do processo
educacional, em outras palavras, a inutilidade em repassar conteúdos que não se
conectem ao entendimento que indivíduo possui sobre si mesmo, que é derivado da
interação deste com seu meio social. Considerando o pensamento de Vigotsky, um
processo de aprendizagem que objetive a aquisição de potencialidades
individuais, deve levar em consideração a significação de seus conteúdos para
com seus discentes.
A teoria de Vigotsky é apropriada ao
que se observam dentro do cotidiano educacional quando o ensino objetiva a
qualidade do processo. Um conteúdo é mais bem aproveitado pelo estudante quando
este possui relações de significação. Ainda que as características inatas
distinguem os homens, essas basicamente possuem funções preparatórias para a
aquisição dos signos. É na relação com o externo que se criam as formas
psicológicas de aprimoramento, assim sendo, o individuo necessita da ação ativa
do outro, e não o contrario. A teoria de Vigotsky busca a compreensão da formas
possíveis para a promoção integral do individuo, essa
concepção é de suma importância para o contexto educacional. Ainda que não se
observe nos dias de hoje o rompimento com as teorias tradicionais, a teoria de
Vigotsky serve como uma alternativa, outra forma de potencializar o processo
educacional.
Por Fábio Sáboia
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