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MUNDO ANTIGO: A ARISTOCRACIA GREGA


Aristoi é um termo que significa “melhores”, ligado ao significado de melhor nascido, confere uma idéia de melhor moralidade, similar ao termo Arete, que tem a mesma raiz: se refere a pessoas consideradas nobres, descendentes dos fundadores da cidade e que por isso possuem status e privilégios dentro da comunidade. A aristocracia, deste modo, tinha o dever de desempenhar as funções políticas e militares da sociedade, encarnando um mérito que se projetava na sociedade com uma diferenciação única. A historiografia defende a hipótese de que a aristocracia grega, disputando poder entre si, alterou a dinâmica social e propiciou um ambiente de instabilidade política.

Entretanto, o aumento geral da riqueza em decorrência da colonização e da atividade comercial, a invenção da moeda que acelerou a riqueza mobiliária e os progressos nas técnicas militares levaram à projeção de um número maior de homens no cenário de debate público das cidades. A partir daí reivindicações sociais de outras classes começaram a trazer conflitos sociais à tona.
Neste momento, os gregos passaram a escrever suas leis para que não existisse a possibilidade de um aristocrata, dizendo-se com mais mérito, interpretar o costume e a tradição conforme seus gostos. A lei escrita trouxe parâmetros comuns a serem conhecidos por todos, visando melhorar a situação de conflitos sociais.

O arconte chamado Drácon, em Atenas, foi responsável pelas primeiras leis escritas, que foram fixadas na ágora. Ainda que escritas, as leis beneficiavam a aristocracia, de modo que ela continuou tendo muito poder mesmo em situações de fome e guerras. As outras classes sociais, como comerciantes e camponeses, sofriam com a escassez de alimento, de escravos e terras e contraíam empréstimos com os aristocratas. Com o tempo, sem conseguir pagar suas dívidas, muitos também se tornaram escravos.

“É importante frisar neste ponto que, o conceito de escravidão no mundo Antigo era bem diferente do que conhecemos, especialmente a escravidão promovida pelos europeus entre os séculos XVI e XIX. Era comum que pessoas endividadas servissem como escravos de seus credores ou em função deles.”  (SABOIA, 2015)

Após Drácon, quem se destacou foi Sólon, que em 394 a.C assume o posto de arconte e inova criando o Conselhos dos Quatrocentos, também chamado de Boulé, que tinha na sua composição membros do povo. Essa foi uma notável mudança para a sociedade, visto que, além da aristocracia, agora os cidadãos das classes populares, agricultores e comerciantes com mais de 30 anos, poderiam participar do ambiente político. Esses membros populares eram sorteados entre todas as tribos formadoras da polis. Sólon ainda criou um tribunal que seria responsável pelo julgamento de casos em que o cidadão se sentisse injustiçado, o tribunal de Heliae, e também dividiu a população de acordo com a sua renda e proibiu o empréstimo de dinheiro com garantia da pessoa do devedor.
A maior parte dos problemas políticos no mundo antigo se deu em torno das aristocracias. Quando se acumulavam famílias com muitas terras e escravos, elas exerciam uma pressão substancial no governante, que se fosse partidário de interesses afastados aos deliberados pelo grupo de aristocratas, certamente testemunharia conflitos, os quais iam desde a sublevação dos pobres que reivindicavam melhores condições até dissensões dentro das famílias por sucessão e jogos de poder.

A aristocracia romana se formou da mesma forma que a grega: através de comunidades gentílicas. Com a expansão do comércio, o desenvolvimento das cidades e o aumento do número de habitantes, houve a necessidade de divisão do trabalho, o que deu origem ao processo de apropriação privada da terra por parte dos chefes das famílias gentílicas – os "pater". Os agregados em torno dos "pater" mantinham seu nome e suas tradições, formando a aristocracia romana. Na república e no Império, os Senadores e os parentes dos governantes eram a classe aristocrática.

Comentários

  1. Somente os aristocratas eram considerados cidadãos e tinham direito a participar da politica ou todos os homens livres maiores de 21 ?

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